Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

A Prime Timber possui hoje florestas em diferentes estágios de maturidade nos municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes. Além de propiciar o atendimento de demanda para a linha de exportação e para o mercado interno, as áreas de reflorestamento atendem também outras empresas do setor madeireiro, além dos produtores de celulose, MDF, MDP e afins. Por ser uma empresa com larga tradição familiar no setor madeireiro, a Prime Timber conta com grande diversidade de florestas e mantem um trabalho técnico especializado para o constante replantio e manejo sustentável das áreas plantadas.

As áreas do sul do Brasil apresentam uma combinação de clima e solo bastante propícias para o desenvolvimento do Pinus. O incremento médio anual encontrado nessa região é um dos maiores do mundo nessas espécies, o que acaba propiciando uma maior rotatitvidade da floresta e crescimento acelerado quando comparado a outras regiões do Brasil e do mundo.

Espécies plantadas:
Pinus Elliotis
Pinus Taeda

Área de plantio:
Aproximadamente 4.000 hectares - 2,000 hectares de plantios da Prime Timber e 2,000 hectares dos sócios da empresa.

Dados Importantes
A utilização de Pinus na indústria madeireira brasileira tem sido crescente. As estimativas indicam que 35% do volume de madeira serrada produzida é formado de madeira desse gênero e no país existem, aproximadamente 1,9 milhão de hectares de plantações, o equivalente a 30% das florestas plantadas do Brasil. Portanto, tratam-se de espécies fundamentais para o fornecimento de matéria-prima, com destaque as Regiões Sul e Sudeste.
Estima-se que aproximadamente 3,15 mil empresas no Brasil utilizam Pinus nos seus processos produtivos.

Escolha Ecológica

A madeira de Pinus vem possibilitando o abastecimento de madeira que, anteriormente, era suprido com a exploração da araucária e principalmente por madeiras nobres da floresta amazônica. Essa alternativa é importante para ecossistemas florestais nativos, pois vem suprindo uma parcela cada vez maior da demanda de madeira.

A floresta de Pinus é diferenciada pelo seu “multi-uso” porque, após o corte, sua madeira pode ser destinada à:

• Indústria laminadora, na fabricação de compensados
• Indústria de serrados, que a transforma em madeira beneficiada para diversas aplicações
• Indústria Moveleira
• Indústria de papel e celulose;
• Indústria de MDF/MDP/HDF
• Geração de vapor e energia, através do aproveitamento de seu resíduo como biomassa.

 

MERCADO BRASILEIRO

Informações

 

Caxias do Sul - RS, BR 116 - Km 148, nº 477 CEP 95054-780
contato@primetimber.com.br +55 (54) 2101.6100